Em alguns momentos, acontecem recompras com prejuízo Copart, ou seja, a Copart será a única responsável pelo pagamento ao cliente e posteriormente, terá que regularizar o documento do veículo para inclusão novamente no leilão.
O passo a passo deverá ser seguido igual dos comitentes vendedores, ou seja, poderá utilizar as informações da opção “Recompra Comitente Vendedor”, porém, há algumas particularidades que serão listadas abaixo:
- Quando o gerente responsável pela tratativa informar que o caso seguirá como recompra, é necessário solicitar o de acordo do Adiel, caso contrário, o pagamento não será autorizado (quem solicita o de acordo é o próprio gerente);
- Quando o arrematante enviar as notas de benfeitorias e demais dados, será necessário efetuar um consulta, para verificar se o veículo possui débitos. Para isto, será necessário enviar um e-mail para a Tecdesp (ines@tecdesp.com.br) e solicitar uma pesquisa de débitos/bloqueio, para isto, basta incluir a placa e renavan/chassi.
- Após a consulta, caso o veículo não tenha débitos/bloqueios de responsabilidade do comprador, poderá seguir com o processo de recompra.
Caso apresente débitos que o arrematante precisa arcar, é necessário comunicar o mesmo, para abatimento do valor aprovado para pagamento; - Dentre os documentos que devem ser enviados ao arrematante, é necessário enviar uma procuração, onde dá poderes a Copart, em seguir com os tramites de regularização do documento.
Abaixo segue o modelo, onde deve ser alterado apenas algumas informações:
- Quando subir o processo de pagamento ao financeiro, é necessário incluir a Adriana Ordonio na cópia, para que tenha acesso as notas de benfeitorias, caso seja necessário na transferência.
- Fazer duas vias do protocolo de entrega e levar os documentos abaixo para Adriana Ordonio da documentação:
– Distrato;
– Procuração;
– Documento original do veículo;
– Cópia documento do arrematante;
– Cópia comprovante de endereço do arrematante legível, do último mês ou do mês atual.
Para enviar os termos e demais documentos ao arrematante, deverá direcionar junto aos anexos todo o passo-a-passo referente ao procedimento de assinatura e reconhecimento dos documentos. Segue abaixo:
O próximo passo será o envio dos documentos, sendo eles:
- Procuração, (Referente ao documento “Dizeres procuração”, possui as informações do veículo e da Copart, este documento deverá ser redigido no cartório. No cartório solicite que os mesmos deem continuidade), normalmente eles já possuem os modelos e só vão incluir mais informações no texto. Incluímos um documento chamado “Modelo Procuração”, onde deverá apresentar no cartório, para que os mesmos vejam qual o tipo de procuração que deve ser confeccionada.
- Distrato, que deve ser preenchido por escrito e reconhecido em cartório por autenticidade (No distrato, deve preencher as partes “Eu” e “Comprador”, o item “Vendedor” deve ser preenchido pela Copart);
- Termo de quitação Copart, que deve ser assinado e reconhecido em cartório por autenticidade.
Em continuidade,
Os documentos acima devem ser entregues junto aos documentos de venda do veículo (CRV/ATPV-e) originais, para efetivação do pagamento.
Segue procedimento para envio via Sedex:
Pedimos a gentileza, verificar todos os dados antes de assinar, para que não tenha nenhuma divergência (conforme assinatura do documento RG/CNH), inserir a data, reconhecer os documentos em cartório por autenticidade ( Não é aceito por semelhança), nos encaminhar cópia por e-mail com o código de rastreio dos correios ( AR) e o original no seguinte endereço de correspondência:
Rua Henry Ford, 965 – Osasco – SP
CEP: 06210-108
Aos Cuidados de Pos Venda.
Entrega presencial:
- A entrega presencial é no mesmo endereço de correspondência e será necessário deixar aos cuidados de Pos Venda.
OBS: O quanto antes recebermos o documento mais rápido iremos finalizar o processo.