O que é?
É o veículo envolvido em acidente de trânsito que tem seu documento bloqueado administrativamente no DETRAN | CIRETRAN por ter seus danos classificados como de “média monta”, descrito no Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito.
O desbloqueio e qualquer custo vinculado, é de responsabilidade do arrematante.
Abaixo segue as instruções para desbloqueio junto ao órgão:
I. Encaminhe a solicitação de autorização prévia para inspeção de segurança em veículo bloqueado por motivo de sinistro, preenchida conforme modelo disponível no portal do Detran/SP e com toda a documentação necessária, para o e-mail autorizacoesprevias@detran.sp.gov.br. Estando a documentação em ordem, será expedida a autorização prévia e encaminhada por e-mail ao cidadão, o qual poderá apresentar seu veículo em qualquer Instituição Técnica Licenciada (ITL). Sendo verificada a ausência de documentação ou documentação incorreta, o solicitante será informado para corrigir a pendência no prazo de 5 dias. Em não sendo corrigida a pendência no prazo estabelecido, a solicitação será indeferida.
II. Realizar as benfeitorias do veículo;
III. Realizar o Laudo CSV em qualquer instituição credenciada do Inmetro;
IV. Realize a vistoria de identificação veicular (ECV);
V. Vá à unidade do Detran e solicite o desbloqueio e siga com a transferência.
ATENÇÃO! Caso tenha dificuldades, deverá contratar serviço de despachante para auxilia-lo.
Obs.: Lembrando que, o Detran de cada estado atua de forma diferente, ou seja, em alguns locais o procedimento pode ter algumas alterações.